Criar uma Loja Virtual Grátis



Partilhe esta Página


Santificação e Santidade
Santificação e Santidade

 

Texto base: 1Pedro 1.15

"Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes."

Santidade:

Atributo exclusivo de Deus;

Atribuída a cada um de nós pelo próprio Deus.


Santificação:

Processo de redenção do homem pecador ao longo de sua vida terrena que tem início a partir da sua conversão e do recebimento do senhorio de Jesus em sua vida. Também é uma obra do Espírito Santo, a qual o homem coopera em obediência, cada um desempenhando papéis distintos. É uma obra progressiva do Espírito Santo e do homem convertido - em sua vida terrena -, que o torna livre do pecado e mais semelhante a Jesus.

Entendendo:

Embora seja verdadeiro que o processo de santificação do convertido começa imediatamente no coração recém-regenerado, ele se torna santo pela remissão de toda sua vida pecaminosa, daí usarmos a expressão 'santificação' para definir o progresso do homem em direção a perfeição.

Santificação, portanto, é um processo e não um ato, ou seja, o convertido não é aperfeiçoado no ato de sua conversão, mas recebe o dom da santidade, para então permanecer nela e tornar-se perfeito.

Podemos entender a santificação como o processo de preparo do café. Quando vamos preparar um café, temos que primeiro ferver a água, pois a mesma não está propícia, ou seja, pronta para tal tarefa. No processo o calor atinge a água fazendo com que ela aqueça até ao ponto de fervura, ou seja, até que esteja pronta para o preparo do café. Você já tentou preparar um café com água fria, ou gelada?

Shalom!