Texto base: Carta de Paulo aos Efésios 2.19-22.
Gostaria de junto com você fazer uma vistoria em sua casa. Vamos lá!
Vamos entrar pela porta da frente; checar se as paredes não estão precisando de reparos; se a pintura não precisa ser retocada; ver se as portas e janelas estão com as fechaduras em bom estado; verificar se as lâmpadas, tomadas e interruptores estão funcionando perfeitamente.
Passando para a cozinha e banheiros, vamos verificar se não há vazamentos nos canos, torneiras e chuveiros; verificar se a geladeira e a despensa estão abastecidas.
Agora, vamos para o lado externo e verificar o telhado para ver se não há telhas quebradas, goteiras.
Você deve estar pensando ou se perguntando onde eu quero chegar com isso.
Não estou me referindo ao local onde você mora (sua casa de pedra, madeira, etc.), mas a sua casa espiritual, feita de pensamentos, dores, verdades, convicções e esperanças.
Ah! Você não sabia disso? Que você é uma casa? Parabéns! Você acaba de descobrir.
Agora tente visualizar uma casa bonita, bem organizada, bem construída, sólida e nesse texto vou levar você a descobrir que você excede em muito a casa do seu pensamento. É provável que você nunca tenha dado atenção devida ou não tinha conhecimento disso. Mas, sossegue, não há problema algum. Então? Vamos descobrir mais?
Quando queremos comprar ou construir uma casa procuramos ser criteriosos quanto ao estilo, as fundações, a aparência, a segurança, enfim ao aspecto geral da casa – morada para nossos corpos, não é mesmo?
Em relação ao nosso interior (alma e espírito), não pode ser diferente. Mas o que acontece é sempre a indiferença; qualquer coisa tá bom, desde que eu me sinta bem. Basta uma vez por semana (às vezes por mês....se não por ano) uma visita a uma 'igreja' para nos encontrarmos com Deus e recebermos o refrigério de que precisamos. E por isso, por mais dura que seja essa palavra, nossas almas ficam relegadas a uma choupana onde o frio nos castiga e a chuva encharca tudo. 'Não é de admirar que o mundo esteja repleto de corações gelados'!
Mas o Senhor disse a Samuel: "Os homens julgam pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do homem”. (1 Samuel 16.17 - Viva)
Por isso, somos ensinados pelo Mestre que não importa o nosso exterior (a aparência), mas como estamos cuidando do interior (alma e espírito).
Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar.” (João 14.23 - KJA)
Jesus quer morar em nós – Sua casa. Ele não tem interesse em refúgio de fim de semana, em bangalô de domingo ou um chalé para o verão. Ele não quer você como uma cabana de férias ou retiro ocasional. Ele quer você como o endereço dEle; o ponto de referência.
Isso pode parecer uma idéia nova, mas CREIA! É bíblico!
Shalom!