Texto: Mateus 10.5-42 (leia na sua Bíblia)
Jesus nos chama para que sejamos um com Ele, tanto na morte como na ressurreição.
Durante nossa caminhada em direção a vida eterna prometida por Jesus, passaremos por muitas tribulações, pois Ele mesmo nos exortou com essas palavras: "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!" (João 16.33)
O que vem a ser 'tribulações' senão que estaremos expostos, dia a dia, a problemas pessoais, no trabalho, em casa, dificuldades de entendimento, de conciliação, doenças, e outras coisas semelhantes a essas. Em nenhum momento Ele nos promete vida mansa.
Assim como os primeiros discípulos, nós não devemos esperar que Ele facilite as coisas pra nós.
Um dos grandes problemas ou dificuldades que enfrentamos ou enfrentaremos na caminhada está relacionado ao sentimento de desânimo. Quando nos sentimos desanimados, principalmente por causa da Palavra, muitos há que desistem. Outras vezes o desânimo é por causa de pessoas e, por isso, outros tantos também desistem, procuram afastar-se ou procuram outra congregação.
Mas o maior deles sempre será o confronto da Palavra com o próprio eu de cada um.
Certa vez Jesus estava caminhando e uma multidão o seguia, Ele virou-se para a multidão e disparou: “Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." (João 6.26,51, 54-57)
Muitos há entre nós que, a exemplo do povo dessa passagem, buscam a Jesus apenas porque encontrou um anestésico para a depressão e/ou angústia (causada pelos problemas do dia a dia), ou seja, porque comem do pão e se saciam, mas não querem assumir o compromisso de se dispor a Jesus para trabalhar na seara. A estes Jesus tem um recado: "Isto vos escandaliza? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido." (João 6.61, 63-65)
Amado(a), crer em Jesus não é apenas acreditar que Ele é Deus e que salva o pecador como está escrito na Bíblia, mas se dispor ao Seu senhorio, as Suas ordenanças, aos trabalhos na seara. É estar disposto mesmo que aparentemente não haja condições para isso. É não olhar para as dificuldades. É, mesmo estando cansado após um dia de labuta, ter ânimo para evangelizar os que ainda não conhecem o amor de Jesus. É doar-se por inteiro no amor ao próximo.
"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer." (1Pedro 5.8-10)
Shalom!