Criar um Site Grátis Fantástico



Partilhe esta Página


Visão
Visão

 

No que cremos

Durante seu ministério, Jesus usou as casas como base de trabalho, visitando aqueles que ele queria ensinar e comendo com eles. Durante seus primeiros 300 anos de existência, a igreja também utilizou as casas dos discípulos para se reunir como a família de Deus.

Para sermos verdadeiramente "igreja", o povo remido de Jesus, não é necessário nos preocuparmos em construir prédios próprios, impondo uma carga financeira pesada sobre os seguidores de Cristo. A Grande Comissão pode ser cumprida onde as pessoas estão: em suas casas!

 

O que é a comunidade Caminho Santo

Uma igreja simples, orgânica, que se reúne nas casas dos membros, um grupo de pessoas que se reúnem tendo Cristo no centro e a Bíblia como fonte inspirada da Palavra.
Este grupo, uma vez que não sustentam edifícios (templos) com suas infindáveis demandas financeiras, podem se reunir em qualquer lugar seja em casas, local de trabalho, lanchonetes, parques etc...
Jesus disse: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome ai estou eu no meio deles". Mateus 18:20

 

Temos pastores

Apesar de todos estarem sob o governo único do Bom Pastor, a comunidade Caminho Santo pode ter, não apenas um, mas vários pastores. A questão é que os irmãos que estão no encargo desta função, não presidem porque são cursados ou porque possuem qualquer autoridade sobre os demais irmãos, apenas de maneira simples apresentam características naturais para a função e por isso são reconhecidos por todos no grupo.
É importante ressaltar que o modelo de "pastor" popularmente conhecido não é bíblico, e sim uma invenção religiosa herdada do Nicolaísmo.

 

A igreja que anda

Ao invés de convidar pessoas para virem até a igreja, somos a igreja levando a igreja até elas. Uma pessoa não crente pode convidar seus familiares, amigos e amigos de amigos e a comunidade pode ser alcançada. Eles têm liberdade para se expressar, não se sentem inferiores -e não são, e tudo em um ambiente comum, onde a vida acontece.

 

Sobre ofertas

Diferente do sistema institucional, em nossos momentos de comunhão não temos um tempo exclusivo para recolher ofertas, tão pouco um alguém, tipo tesoureiro, para administrá-las. Trabalhamos a consciência de cada um estar apto para ofertar em vidas tão rápido quanto o Senhor nos apontar suas necessidades. Neste quesito priorizamos os da família da fé e depois qualquer pessoa que tenha uma necessidade real. As vezes nos unimos em prol de algum propósito específico com foco em algo diretamente ligado ao reino. Cada irmão é livre para administrar tudo quanto o Senhor lhe dá, e deve estar ciente de que responderá diante do Senhor por cada talento que recebeu. (Mateus 25:14)

 

Sobre dízimos

Os cristãos não têm autoridade bíblica para recolher o dízimo. Apesar deste ser um assunto polêmico, num primeiro momento, não vamos decorrer por todos os pormenores, então com base no que você aprendeu sobre dízimos, reflita sobre o seguinte:

  • · Dízimo fez parte de uma aliança (Antigo Testamento) a qual o povo não permaneceu. Hebreus 8:9
  • · Dízimos deveriam ser levados a casa do tesouro (Malaquias 3:10), e só poderiam ser administrados por sacerdotes de ordem Levítica (Números 18), no entanto ambos (o edifício e o ofício) deixaram de existir com a chegada da nova aliança.
  • · Jesus, sua morte na cruz rasgou o véu do templo (Mateus 27.51), abrindo assim a comunicação direta entre o crente e o seu Deus, não sendo, portanto, mais necessária a mediação do sacerdote, e assim o sacerdócio Levítico deixou de existir. Desde então os judeus que se convertem não mais estão sob a ordenança da lei, e tem sido assim até os dias de hoje.
  • · Jesus mencionou o dízimo apenas em um momento citado nos evangelhos de Mateus e de Lucas (Mateus 23:23 Lucas 11:42) onde estava a exortar aqueles que se gabavam por dar o dízimo até mesmo da hortelã, no entanto esquecendo do principal que é a misericórdia e a fé (lembrando que dízimo nunca foi referência a dinheiro e muito menos era mensal), mas Jesus jamais instruiu seus discípulos à esta prática. Ele mesmo, sendo da tribo de Judá, não poderia administrar dízimos. De fato esta prática teve seu fim decretado no exato momento do ato consumado na cruz (João 19:30). Desde então (na Nova Aliança) você não encontrará uma única citação bíblica apoiando a prática do dízimo.


O autor da carta aos Hebreus, menciona o dízimo de Abraão à Melquizedeque (feito uma única vez) como parte de seu ensino, usando o mesmo, como analogia à sombra, que ele sabiamente atribuiu a antiga aliança.

Como você pode ver fica fácil entender quem realmente está roubando a Deus quando exige dízimo, pois jamais atendem a razão pelo qual o mesmo foi instituído por Deus.

 

O que não somos

A comunidade Caminho Santo não é um tipo de rede de mini denominações independentes. Cada grupo de comunhão deve estar ou procurar estar ligado a outros em sua localidade ou fora dela. Há apenas uma igreja em toda a terra e cada grupo local é apenas uma pequena fração do todo. Dependemos uns dos outros para crescermos no Senhor, logo, irmãos que vivem na simplicidade do evangelho, à partir de suas casas, jamais devem se esconder dentro das paredes invisíveis do exclusivismo.

Não somos igreja em células, estas estão inseridas num contexto de hierarquia e cadeia de comando, respondendo a um líder de uma denominação, a comunidade Caminho Santo não é organizada sob uma autoridade humana tornando-se muito mais dinâmica.

 

Quem não faz parte da comunidade Caminho Santo, pode ser salvo?

Certamente! A salvação não está condicionada à qualquer lugar que você esteja ou a um determinado grupo que você mantenha um relacionamento de comunhão.

A salvação está em Cristo! Qualquer grupo que se auto intitule detentor da salvação certamente já a perdeu, pois estarão usurpando os méritos e a glória que pertencem somente a Jesus.
Há muitas denominações e comunidades que infelizmente se encontram defendendo tal posição, no entanto suas práticas e costumes relevam claramente suas estratégias de domínio, manipulação e controle. Infelizmente milhares de pessoas estão aprisionadas em lugares assim.

Algumas pessoas se confundem achando que por termos nos afastado das denominações institucionais, com isso estejamos declarando que somos melhores ou temos uma revelação superior, mas não é nada disso. O que acontece é que buscamos viver como igreja, segundo a liberdade que Cristo nos proporciona, de uma maneira simples, como lemos e vemos no contexto bíblico e nos ensinamentos de Jesus.

Saiba que cada um dará conta de si mesmo naquele dia. Sendo assim, cremos que há salvos em qualquer lugar onde o evangelho é pregado sem distorções, sem modismos, sem tradições de homens e principalmente sem interesses mundanos.

Se onde você está servindo a Deus atende a estes princípios básicos amém, caso contrário avalie se você realmente está em Cristo e principalmente se Cristo verdadeiramente está em você, sendo que a evidência é o quanto você tem se desprendido das coisas deste mundo desde que iniciou sua caminhada com Ele.

 

Shalom!